terça-feira, 8 de junho de 2010

Oferta da semana - cinema

Distrito 9
Os extraterrestres também são gente.

Se eu recomendasse aqui um filme africano que fala sobre segregação racial, poderia se pensar em qualquer coisa menos em ficção científica. Mas ‘Distrito 9 não somente pertence a esse gênero cinematográfico como também surpreende pelos efeitos especiais, pela ação e pela originalidade do roteiro.

Uma nave espacial 'encalhou' acima da cidade de Johanesburgo devido a alguma avaria mecânica, há 28 anos, e dela desceram milhões de alienígenas que não tinham a menor idéia do que viram fazer na Terra. O governo sul africano criou uma espécie de gueto-favela para que se estabeleçam ali os bichinhos até decidirem qual será o seu destino final. O filme explora as evidentes semelhanças entre a segregação alienígena e aquela outra que o pais experimentou até 1994.

Produzida por Peter Jackson, o diretor da saga “Senhor dos Anéis”, e dirigida pelo debutante Neill Blomkamp, Distrito 9 captura a essência daquela corrente cinematográfica que entende que um filme pode passar sua mensagem política sem sublinhados e sem subestimar a inteligência do espectador. E ainda ser divertido.


Nenhum comentário: